quinta-feira, janeiro 18, 2007

Em Fim Mágica!

Já era hora deu escrever sobre mágica! E minha demora se deve, certamente, por não saber por onde começar. Diante de tanta indefinição fiz uma escolha por gosto próprio, sem qualquer ordem cronológica, de importância ou critérioo, assim como, tem se decorrido este blog. Segue abaixo algumas palavras e um vídeo de um mágico, que tive o prazer de conhecer e ver ao vivo;
Com você Michael Ammar:

Vi Michael Ammar no Congresso Brasileiro de Artes Mágicas de 2004, apresentando este número dos covilhetes – segue abaixo um vídeo do youtube. Eu não quero dizer a você o currículo e histórico deste mágico, basta entrar em seu site oficial; http://www.ammarmagic.com/about.html. Talvez, caiba a mim, falar sobre o essencial, sobre a forma de se ver a arte enquanto admirador e praticante dela. Michael Ammar impressiona, qualquer espectador, pela leveza que trata os movimentos, a leveza das mãos. Seu ritmo, sua condução e sua dicção deixa qualquer experiente ator de queixo caído, como costumamos brincar: - Se você não entende inglês, assista Michael Ammar, você entenderá tudo! Em todos os números que, tive a oportunidade de vê-lo, é como uma coreografia clássica, impecável e, ainda assim, com toda a propriedade para a improvisação; que, diga-se de passagem, é um forte no seu trato com o público. Quando existe alguma interferência do público, jamais verá Ammar deixar escapar uma piada de mau gosto, ou uma brincadeira dúbia ou algo assim, ele é um exemplo de gentleman, impecável.
Sua escola, não tenho como não citar aqui, foi, também, com o mestre Daí Vernon (que em breve terei orgulho em escrever), assim como esta própria rotina de covilhetes. Existem várias rotinas, técnicas com os covilhetes, o que mostro aqui é apenas uma delas. Colocarei em breve um vídeo de Tommy Wonder, assim vocês poderão ver a diferença de dois mestre deste efeito.
Agora, sentem-se, puxe uma cadeira, um sofá, pufe ou colo de namorada, só não fique em pé, chame a família, espere carregar todo o vídeo...só não dará tempo mesmo para pipoca, e aproveite ao máximo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Acrescento aqui um trechinho extraído de um dos livros do Markan, que é na verdade a tradução de um texto do Ammar. "Não importa qual seu grau de profissionalismo. Não importa se a mágica é seu passatempo, sua paixão ou sua carreira. Se tratar sua platéia e sua arte com dignidade e respeito tal que as pessoas não vejam a hora de ver mais mágica, então seus propósitos, sejam eles quais forem, serão melhor atingidos do que de qualquer outra forma. Basta apresentar qualidade, com muito ensaio, e tratar cada membro da platéia com o merecido respeito."

Michel Ammar , Easy to Master Lecture. Tradução de Markan.